O Cirurgião, de Tess Gerritsen

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Resenha publicada pela primeira vez em 21 de Novembro de 2018, quando o Projeto era atualizado no blog Limonada.

Pensar em literatura policial escrita por uma mulher é, primordialmente, lembrar de Agatha Christie. No entanto, se por definição thriller policial é todo livro cujo personagem principal desvenda crimes, Tess Gerritsen pode muito bem ser um dos principais nomes femininos atuais relacionados à categoria.

O Cirurgião é o primeiro livro da série de thriller policial cujos crimes são solucionados pela detetive Jane Rizzoli. O livro que inicia seus casos é centrado na médica Catherine Cordell, mulher que apesar de bem sucedida, vive dividida apenas entre seu apartamento e o hospital, sem manter qualquer tipo de laços afetivos com outras pessoas, por uma razão que só ao longo dos capítulos é esclarecida. Na mesma cidade em que vive a personagem, duas mulheres são assassinadas por um mesmo modus operandi, levando Rizzoli à busca pelo assassino em comum aos casos — que com o passar do tempo não se restringem apenas a esses dois.

Se por um lado a médica Cordell possui prestígio em seu local de trabalho, na delegacia de Boston a detetive Jane Rizzoli sobrevive em um ambiente hostil, em que o trabalho feminino é constantemente diminuído em meio a tantos homens em diferentes posições. O livro é fiel ao mostrar o impacto pessoal que tal situação causa em Jane, além de torná-la uma personagem com mais nuances ao representar a dificuldade vivida por ela com sua família, que não apoia sua profissão "masculina" e continuamente questiona o motivo de sua opção. Por tal motivo, ao longo do caso, o foco narrativo que leva a solução dos crimes é mais voltado ao detetive Thomas Moore, parceiro de Jane e um dos poucos homens dentro da delegacia que a respeita e incentiva, sendo este o ponto de desenvolvimento para a carreira da personagem ao longo da série.

Em um primeiro contato com a obra seu nome parece ter relação com a profissão de Catherine Cordell, no entanto, ao longo do suspense as impressões tornam-se outras: as vítimas dos repetidos assassinatos de localidade próxima são operadas cirurgicamente antes de suas mortes. Seria Catherine a responsável pelos assassinatos ou há algo mais envolvido? Só mesmo lendo para saber.

A trama além de envolvente é imprevisível, sendo minha única reclamação relacionada à editora Saraiva, responsável por essa edição de bolso que encontrei na biblioteca, que apesar de possuir dois livros em um no estilo vira-vira (sendo o outro "O Pecador", terceiro da série de Rizzoli), deixa a desejar com relação à gramática e um melhor cuidado com a capa da obra.

*:・゚✧*:・゚✧ POR QUE LER UM SUSPENSE POLICIAL? *:・゚✧*:・゚✧

Se você tem estômago para lidar com descrições de assassinatos, os suspenses policiais são ótimas pedidas para quem procura uma leitura interessante o suficiente para ser feita de maneira rápida. Além disso, no caso da autora Tess Gerritsen, sua anterior experiência profissional faz da sua escrita ainda mais marcante: Tess abandonou a área da medicina para seguir sua paixão pelos livros.

*:・゚✧*:・゚✧ POR QUE NÃO LER "O CIRURGIÃO"? *:・゚✧*:・゚✧

Não vejo motivos para não lê-lo. Acredito que as únicas razões aceitáveis seriam não gostar de thriller ou não estar com disponibilidade para continuar a série.

Pra quem é das séries de TV: a série de livros virou série de TV! A responsável pela adaptação "Rizzoli & Isles" foi a TNT, deixando-a no ar ao longo de sete temporadas (2010-2016). A personagem Isles não aparece no livro O Cirurgião, mas dá suas caras em outras obras da série como médica legista.
Pra quem quer ler mais: apesar dessa edição que usei ser da Saraiva, O Cirurgião é publicado no Brasil pela Record, assim como os outros livros da série, sendo eles, em ordem: O Aprendiz, O Pecador, Dublê de Corpo, Desaparecidas, O Clube Mefisto e Relíquias.

Em um quote:

“Moore colocou o artigo de lado e ficou sentado ali, pensando no quanto primeiras impressões podiam ser equivocadas. Como a dor podia tão facilmente ser mascarada por um sorriso, por um queixo empinado.”