Projeto Rata de Biblioteca: um novo espaço

segunda-feira, 26 de outubro de 2020


"O Projeto Rata de Biblioteca nasceu da inconformidade com as ideias irreais do popular imaginário sobre o que são as bibliotecas públicas brasileiras, muitas vezes taxadas como locais "velhos" e com livros que "não interessam"."
Criado em Julho de 2018 e até Outubro de 2020, mantido no meu blog pessoal (o Limonada), o Rata de Biblioteca é hoje um projeto motivado por ideais individuais, mas muito mais para outros do que para mim. Quando comecei a frequentar bibliotecas públicas, a principio, buscava apenas um espaço mais apropriado para meus estudos, e descobrir que entre tantas prateleiras existiam histórias que me interessavam demais, foi uma das melhores coisas que poderiam ter me acontecido. 

Desde então, passei a frequentar a biblioteca mensalmente e em busca de entretenimento, e a cada dia me surpreendia mais e mais com os livros que já estavam no acervo e com os que constantemente eram doados.

O imenso carinho à literatura, às bibliotecas, e ao Projeto criado, me levaram a olhar para ele em busca de entender o que e se faltava algo para torná-lo mais acessível — já que este é um dos pilares que o mantém. Foi assim que migrei as resenhas já feitas no anterior blog para esse novo endereço, e busquei dar uma nova identidade ao Instagram dele

A proposta principal é resenhar livros de diferentes gêneros e autores, emprestados de bibliotecas públicas, a fim de demonstrar a diversidade de obras disponíveis nesses locais, e como podem atender a públicos com idades e interesses variados. Por meio disso, busco incentivar a literatura e desmistificar as falácias a respeito das bibliotecas. Além das resenhas, sempre que possível, serão feitos bate-papos sobre literatura e as mudanças feitas através dela. 

Dúvidas, sugestões e até colaborações, podem ser feitas através do formulário de contato

Postar um comentário

▫Spam não são publicados.
▫Costumo responder todos os comentários no blog de quem os faz, se você estiver em anônimo, volte ao post em que comentou que responderei no mesmo.
▫Obrigada por visitar! 💖

Instagram siga @rbiblioteca